Fonte: Editora Manole
A 17ª edição de Medicina de Emergência – Abordagem prática, da Manole, traz o estado da arte da especialidade, com recentes avanços e novas abordagens. Trata-se de um guia que é referência em medicina de emergência no país. Escrito por membros da equipe do pronto-socorro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, que realiza o atendimento emergencial de cerca de 320 mil pessoas por ano, o livro reúne a expertise dos que estão na linha de frente do serviço médico do HC de São Paulo.
Destaque para os novos capítulos que tratam de queimados e vítimas de violência sexual, com detalhamento sobre linhas de conduta. No final da maioria dos capítulos, protocolos para indicação de internação, de terapia intensiva e demais seguimentos, contribuindo para as decisões de admissão hospitalar e encaminhamentos posteriores. Medicina de Emergência também conta com fluxogramas que acompanham o texto para ajudar os médicos nas tomadas de decisão. Outros destaques são as descrições de procedimentos realizados no departamento de emergência, com figuras, complicações e manejo, além da seção que descreve a técnica de ultrassonografia à beira-leito. Inclusive, a aquisição do livro dá acesso a vídeos por QR-code, demonstrando o uso deste tipo de ultrassonografia.

A obra tem a missão de ajudar na formação e na educação continuada de todos os profissionais que atuam neste nicho da medicina. “Esperamos que nosso trabalho atenda aos objetivos de servir para o aprendizado da medicina de emergência, além de funcionar como material de consulta para aqueles que precisem resolver dúvidas práticas em plantões”, declaram os editores na apresentação do livro.
Sobre os editores
Rodrigo Antonio Brandão Neto é médico supervisor do Pronto-socorro do HCFMUSP e do Programa de Residência de Medicina de Emergência do HCFMUSP.
Heraldo Possolo de Souza é professor associado do Departamento de Clínica Médica, Disciplina de Emergências Clínicas da FMUSP e médico do Serviço de Emergência do HCFMUSP.
Lucas Oliveira Marino é médico assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do HCFMUSP, intensivista pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), médico diarista da UTI Geral do Hospital Nipo-Brasileiro e doutor em Ciências Médicas pela FMUSP.
Julio Flávio Meirelles Marchini é professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da FMUSP e supervisor do Programa de Residência de Medicina de Emergência do HCFMUSP.
Júlio César Garcia de Alencar é diretor da Unidade de Emergência Referenciada do HCFMUSP e doutor em Ciências pela FMUSP.
Karina Turaça é médica emergencista, preceptora e assistente do Pronto-socorro do HCFMUSP.