Saúde

Nova terapia é promissora contra obesidade

Fonte: Redação

Um estudo publicado pelo New England Journal of Medicine, ainda com dados preliminares, mostrou um medicamento promissor no combate ao excesso de peso. A droga combina três substâncias, que simulam a ação de hormônios, e conseguiu reduzir em 24% o peso corporal dos participantes da pesquisa.

Uma dessas substâncias é o GLP-1, que manda sinais de saciedade ao cérebro. Além dele, a nova terapia é composta pelos GIP e GCC. O estudo foi financiado pela farmacêutica Eli Lilly, que também desenvolve a droga. A amostra da pesquisa foi de 338 adultos com IMC (Índice de Massa Corporal) de no mínimo 30, número já considerado obesidade.

Os participantes foram divididos entre o grupo que recebeu placebo e outra parte que teve acesso ao remédio de verdade. Nesse segundo grupo, ainda houve separações com base na dosagem do medicamento. Por exemplo, alguns dos envolvidos receberam a droga com 1mg, enquanto outros chegaram a 12mg.

Em 24 semanas, os pacientes que chegaram a tomar a dose de 12mg apresentaram uma queda de 17%. O mesmo grupo, em 48 semanas, apresentou redução de 24% na massa corporal. A contração foi basicamente nula em quem utilizava o placebo: de 1,6% e 2,1%, respectivamente para cada período.

Veja o estudo completo aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *