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Pesquisas por Ozempic crescem mais de 300% na internet em 2024

Fonte: Semrush

O excesso de peso e a obesidade configuram um problema grave de saúde pública no Brasil. Associadas a doenças como hipertensão arterial e diabetes, que pode levar a doença renal crônica, infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVC), as condições apresentam números ainda mais alarmantes que a média mundial. Enquanto no mundo um em cada oito adultos vive com obesidade, segundo estudo publicado no periódico The Lancet com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil os números chegam a um em cada quatro adultos, segundo a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2023.

Ao mesmo tempo, os novos tratamentos com resultados relevantes para a perda de peso estão se popularizando e ganhando cada vez mais a atenção do brasileiro. Segundo uma pesquisa divulgada pela Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, o interesse dos brasileiros pelo Ozempic, medicamento da Novo Nordisk, está em alta. Apenas em abril deste ano, o termo “Ozempic” foi pesquisado 1,5 milhão de vezes, um crescimento de 307,6% na comparação ao mesmo período de 2023. Além disso, “Ozempic preço” contou com 246 mil buscas, registrando um aumento de 1.259,1%.

Tema popular

Mas há outros medicamentos do mesmo segmento que estão chamando a atenção da população nacional.

O “Mounjaro”, do laboratório Eli Lilly, teve um crescimento exponencial de 351328,6% nas pesquisas, saltando de 70 buscas, em abril de 2023, para 246 mil no mesmo mês de 2024.

Já o “Wegovy”, também da Nova Nordisk, saiu de 1.3 mil buscas para 74 mil, alta de 5592,3%.

“É importante destacar que o aumento nas pesquisas online sobre esses medicamentos não significa necessariamente que mais prescrições estão sendo feitas por médicos. Com a popularidade dessa nova fórmula, muitas pessoas acabam buscando por conta própria. Por isso, é importante sempre buscar por informações verdadeiras e conteúdos de qualidade para tomar melhores decisões com melhores informações”, explica Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil.

Medicamento para emagrecer

No estudo, a empresa também monitorou como está o interesse dos brasileiros por medicamentos específicos para emagrecer ou para outras funcionalidades, além de fórmulas consideradas naturais.

“Sibutramina”, indicada para o tratamento da obesidade em adultos com IMC maior que 30 Kg/m², teve 301 mil buscas em abril deste ano (+82,4%).

Já “bupropiona”, fármaco utilizado principalmente para o tratamento da depressão e do tabagismo, contou com 246 mil buscas (+49,1%), enquanto “spirulina”, suplemento dietético obtido a partir de cianobactérias, teve 110 mil pesquisas (21,5%).

Outros termos relacionados à perda de peso que também registraram aumento foram: “dieta para emagrecer”, que teve 90.5 mil buscas em abril de 2024 (+22.3%) e “chá para emagrecer”, com 74 mil pesquisas (+22.3%).

Apesar de não ter tido um aumento nas buscas, “alimentação saudável” contou com 110 mil pesquisas no último mês.

“A partir desses números, conseguimos analisar que o interesse por Ozempic, por exemplo, foi 1263.64% maior do que a busca por uma alimentação saudável. Essa tendência indica que muitas pessoas preferem soluções rápidas em vez de investir em hábitos alimentares saudáveis que proporcionam benefícios duradouros. É fundamental promover informações sobre a importância de uma abordagem equilibrada e sustentável para a saúde e o bem-estar”, conclui Casagrande.

Sobre o levantamento

O estudo produzido pela Semrush foi feito a partir da Keyword Magic Tool, recurso que disponibiliza dados sobre quantas pessoas pesquisam uma determinada palavra-chave.

Para realizar a análise, a empresa monitorou as pesquisas feitas na internet pela população nacional no último ano.