Fonte: Federação Brasileira dos Hospitais
Em sua quarta edição, o Cenário dos Hospitais no Brasil (2021-2022) apresenta alguns dos principais números do setor, viabilizando um retrato fiel da rede hospitalar privada do país, com dados que ajudam a compreender o seu funcionamento, as suas fragilidades e os seus desafios.
Segundo o presidente da Federação Brasileira dos Hospitais, Adelvânio Francisco Morato, entidade responsável pelo estudo, o presente levantamento ratifica um cenário que vem assolando o país há mais de uma década: a perda sistemática de hospitais e de leitos hospitalares. Em 2020, pleno ápice da pandemia, o setor registrou os seus piores índices: o menor número de estabelecimentos (4.198 hospitais) e de leitos (263.793) em funcionamento na rede privada.
O estudo também atesta como o setor hospitalar brasileiro vem sendo resiliente nestes últimos dois anos. Em 2021, houve uma guinada histórica na abertura de novos estabelecimentos, chegando a 4.337 hospitais. Neste ano de 2022, voltamos a ampliar para 4.466 hospitais em atividade, números esses que superam o período pré-pandemia.
Veja o levantamento completo abaixo.