fbpx
Saúde

Jornada do paciente com câncer é tema de debate com lideranças do setor

Evento marca lançamento de livro sobre o tema. Portal NuOn Health foi apresentado ao público presente, no Auditório da Livraria da Vila, em São Paulo

A jornada ideal do paciente com câncer deveria começar muito antes da doença, com políticas públicas eficientes para prevenção e diagnóstico precoce, seguida pelo acesso aos tratamentos necessários, com o devido suporte aos momentos mais delicados e desgastantes. Se o paciente é curado ou entra em remissão, segue o monitoramento. Caso contrário, entram em cena os cuidados paliativos, que conferem bem-estar e qualidade de vida, dentro do possível, nessa fase que ainda pode se prolongar por muitos anos.

Embora o Brasil tenha ilhas de excelência na Saúde, essa realidade ideal ainda está distante da maioria dos casos. Má distribuição e utilização dos recursos, formação deficitária aos profissionais de saúde e muitas outras falhas no processo foram citadas pela Dra. Ana Maria Malik, médica e coordenadora da FGV Saúde, em seu discurso de abertura nesta quarta-feira à noite, dia 30 de novembro, no auditório da Livraria da Vila, em São Paulo.

Sua fala deu início ao debate sobre a jornada do paciente oncológico no Brasil, com presença de Renato Casarotti, presidente da Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde), e Melissa Abreu Pereira, gerente de Apoio ao Paciente da Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia). “É quase um clichê dizer que saúde não tem preço, mas tem custo. Só que as pessoas não podem esquecer que a falta de saúde também implica em custos”, disse a Dra. Malik, destacando que é preciso discutir as prioridades na área da Saúde, para que possamos gradualmente ir atingindo objetivos de maneira consistente e duradoura.

Já Melissa Pereira, da Abrale, destacou a importância de haver união entre lideranças das mais diversas áreas relacionadas à jornada do paciente, para que soluções conjuntas possam ser desenvolvidas e aplicadas. “Esse é o nosso trabalho diário, nos 20 anos em que a instituição existe, em busca do acesso aos melhores tratamentos e suporte ao paciente com câncer”, disse ela.

Renato Casarotti, da Abramge, concordou com a necessidade de discussões amplas com a sociedade, visto que a jornada do paciente é complexa e está cada vez mais individualizada, tanto pela diversidade e dimensões continentais do Brasil, quanto pela evolução da ciência na criação de terapias altamente especializadas. “O financiamento da saúde precisa ser mais discutido, tratando a priorização, como bem destacou a Dra. Malik. E sabemos que não é uma discussão fácil porque ao priorizarmos algo, também qualificamos aquilo que não será prioridade”, afirmou.

Livro e portal
O debate aconteceu no lançamento do livro “O Dilema de PI – Desafios no Caminho do Paciente com Câncer no Brasil”, de autoria do jornalista e executivo da Saúde Octávio Nunes, que reúne uma série de relatos sensíveis e pessoais, narrados por pacientes de todo o País, para demonstrar a ampla diversidade da doença. A obra também apresenta entrevistas com médicos, pesquisadores, especialistas, líderes da área da Saúde e representantes de organizações não-governamentais para contextualizar as inúmeras questões em torno dos relatos coletados.

“Os depoimentos impressionam pelos desafios que a doença impõe e pelas dificuldades em torno do tratamento. Um dos pacientes, por exemplo, conta que chegou a ficar na estrada por seis horas, após uma sessão contra o câncer, porque a van do hospital público ficou sem gasolina e não podia abastecer em postos não credenciados”, conta o autor, Octávio Nunes.

Além do livro, o evento marcou o lançamento deste portal, o NuOn Health, dedicado a questões de acesso à saúde e educação médica. “Estamos vivendo um momento em que as redes sociais, potencializadas pelas fake news, por vezes prejudicam a comunicação em torno da saúde. Precisamos, todos, revisar a nossa maneira de comunicar, para lidarmos com o público da melhor forma. Acredito que esse portal possa contribuir nesse sentido, reunindo e produzindo conteúdos de relevância ao tema”, afirma.

Para comprar o livro

Segue o link da Editora Fontenele Publicações. Lá, você pode escolher em que site de compras adquirir o livro: Amazon, Americanas, Submarino e Shoptime. Ele pode ser adquirido também na própria Livraria da Vila, em Pinheiro, onde ocorreu o lançamento (Rua Fradique Coutinho, 915).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *