Fonte: Redação
A necessidade de mais parcerias entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Saúde Suplementar esteve entre os principais destaques do Congresso Nacional de Hospitais Privados (Conahp), realizado na semana passada, em São Paulo. O evento abordou os principais desafios da saúde no Brasil, cujo cenário complexo e marcado por alta de custos desafia a própria sustentabilidade do sistema vigente.
Por isso, integração de dados e mais sinergia entre as esferas pública e privada ganharam tanto espaço. “Quando assumi o Ministério da saúde, falei para toda equipe: ‘é hora de pensar na integralidade’”, disse a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em seu discurso de abertura do evento. “A parceria entre os setores público e privado é fundamental. Neste sentido, temos travado um diálogo muito intenso e produtivo com a Anahp”, completou a ministra.
Parte fundamental no processo de integração de informações, a ministra destacou também o desafio da saúde digital. “Sem robustos sistemas de dados, sem a integração para que tenhamos a noção de toda linha do cuidado, sem que toda assistência hospitalar, prestada pelos setores público e privado, esteja devidamente registrada, será impossível avanços maiores. Esta é uma prioridade para o governo federal. E por essa razão, criamos uma secretaria de saúde digital, que vejo como um grande espaço de compartilhamento e trocas” afirmou.
Leia também: Hospitais investem em inteligência artificial
Nísia aproveitou a ocasião para anunciar a aprovação da Política Nacional de Atenção Especializada à Saúde, a primeira a ser criada no SUS, e destacou um ponto estratégico para implantação. “É impossível pensar na implementação dessa política sem uma forte parceria entre nós (público e privado), dirigida para missão e interesses maiores do SUS. Também deixo uma provocação: como contribuir em conjunto para essa viabilidade?”, questionou.
Na ocasião, estiveram presentes diversas autoridades e lideranças do setor, entre elas: Antônio Britto, diretor executivo da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp); Eduardo Amaro, presidente do Conselho de Administração da Anahp; Denise Santos, presidente da Comissão Científica do Conahp 2023 e CEO na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, e Paulo Chapchap, vice-presidente da Comissão Científica do Conahp 2023 e conselheiro estratégico do Negócio de Hospitais e Oncologia da Dasa.

