Fonte: Panorama Farmacêutico
Estudo sobre farmácias digitais da Similarweb, ferramenta analítica que mensura o tráfego gerado para páginas da internet, revela que o Brasil ocupa a terceira colocação entre os países com maior volume de visitas a sites do mercado farmacêutico.
Foram analisados dados de audiência e performance dos 200 sites com maior volume de visitas do mercado farmacêutico no Brasil e no mundo entre 2022 e 2023.
“Com 234,8 milhões de visitas contabilizadas entre janeiro a março deste ano, 9,36% do tráfego total, o Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos, que somam 552,5 milhões (22,01%) e da Rússia, com 409,9 milhões (16,33%)”, afirma Vicky Almeida, insights leader Latam da Similarweb.
Entre as farmácias digitais campeãs de acessos, a rede norte-americana CVS e o drugs.com, site com informações sobre medicamentos, ocupam a liderança nos últimos quatro anos.
“Considerando os players brasileiros, a Consulta Remédios caiu seis posições, com retração de 23% entre 2020 e 2022, nem figurando entre os dez primeiros lugares no primeiro trimestre deste ano. A Droga Raia, por outro lado, se sustentou no top 10”, observa Vichy.
Globalmente, os termos que mais geraram tráfego para o mercado farmacêutico global estão relacionados a medicamentos e seus compostos.
Minoxidil
Minute Clinic
Durateston
Vencanse
Deposteron
Covid testing near me
Lexapro
Ritalina
Já no Brasil, há um padrão de tráfego semelhante. Porém, chama a atenção o Ozempic – medicamento para diabetes que está viralizando entre consumidoras em busca de emagrecimento.
Durateston
Minoxidil
Venvanse
Deposteron
Ozempic
Farmácia
Colágeno tipo 2
Ritalina
As farmácias digitais que receberam o maior volume de tráfego do Ozempic foram a Droga Raia (31,55%), Drogaria São Paulo (19,98%), Drogasil (7,64%) e Drogarias Pacheco (5,94%).
O acesso às farmácias digitais predomina entre dispositivos móveis. No Brasil, a parcela de tráfego é ainda maior do que a média mundial.
Mundo: desktop (23,81%) e mobile (76,19%)
Brasil: desktop (21,15%) e mobile (78,85%)
Em comparação a outros mercados, o segmento farmacêutico é menos concentrado: 42% das visitas pertencem a 1% dos sites. O Audience Loyalty Average aponta que mais de 36,52% dos usuários visitaram mais do que cinco portais do canal farma de janeiro a março de 2023. “Com isso, observa-se que há um perfil de consumidor atento a diferenças entre os sites, o que torna a jornada de compra mais longa”, acrescenta a especialista.
O mercado farmacêutico brasileiro movimentou 939 milhões de visitas totais em 2022, crescimento de 2,25% em relação ao mesmo período do ano anterior. A média de usuários únicos foi de 27,8 milhões. O pico de visitação ocorreu em janeiro de 2021, mas ao longo do ano passado o mercado farmacêutico se manteve aquecido.
Em 2022, a Droga Raia assumiu a liderança, resultando na queda de posição da Consulta Remédios, que vinha se mantendo na primeira posição desde 2020.
No top 5, a marca que mais cresceu em relação a 2021 foi a Pague Menos, com 17,46%, mantendo sua posição em 2022.
Com mais de 1.300 lojas em todo o país, a Drogasil tem sido bem-sucedida no mercado digital. A marca registrou aumento significativo de tráfego a partir de maio de 2022 e manteve alto volume de acessos. Já a Pague Menos permanece na quinta posição, porém o ritmo da marca é de crescimento, principalmente a partir de junho passado.
Em sete dos principais aplicativos de farmácias no Brasil (Droga Raia, Drogaria São Paulo, Pague Menos, Panvel, Ultrafarma, Consulta Remédios e Drogasil), houve um expressivo crescimento no volume total de downloads, com 8,5 milhões em 2021 e 15,2 milhões em 2022.
“O uso de apps de farmácias torna-se cada vez mais popular, com aumento expressivo de 79% no volume de downloads entre 2021 e 2022. Além disso, também houve alta significativa no engajamento dos usuários, o que evidencia a importância dessas plataformas para o setor”, ressalta Vichy.
Os dados de acesso mensal aos aplicativos de farmácias apontam que o consumidor brasileiro está cada vez mais engajado no uso de apps para compra de remédios, produtos de higiene pessoal e cosméticos.
A frequência é mais intensa no início da semana: terça e quarta são os dias com mais usuários ativos em apps para a categoria. Já aos finais de semana, há uma queda no volume de usuários.