Dr. Eduardo F. Motti
Sócio Gestor da Consultoria Trials & Training
Os centros de pesquisa são o lugar onde a pesquisa clínica acontece, onde os voluntários recebem informações e participam dos estudos com novos tratamentos, com segurança de bom atendimento
Apesar de sua posição central no ecossistema da pesquisa, os centros precisam de mais atenção e oportunidades de desenvolvimento. A maioria dos eventos de capacitação e treinamento em pesquisa clínica visa discutir processos, regulamentos e as atividades ligadas aos projetos e aos profissionais das farmas e CROs.
As indústrias farmacêuticas investem bilhões de dólares anualmente em estudos com novos produtos, com o objetivo de obter o registro sanitário e poder vende-los. É uma atividade global, e os países competem pelos estudos. O desenvolvimento completo de uma nova molécula custa 2 a 3 bilhões de dólares. Hoje, os centros de pesquisa onde são feitos esses estudos são o elo mais fraco do sistema, economicamente falando. E estão cada vez mais pressionados pelos demais atores – farmas, CROs e voluntários, a terem maior produtividade. O resultado é que muitos centros e seus investigadores não resistem.
Essa foi a principal motivação de propormos um workshop para estimular investigadores e gestores a pensar no desenvolvimento seus centros. Ele foi realizado no último dia 13 de maio em São Paulo. Tivemos 54 participantes reunidos para discutir a gestão dos centros de pesquisa clínica e como torna-los mais sustentáveis. Os feedbacks foram muito positivos e todos no sentido do valor gerado pelo conteúdo, pelas interações e pela oportunidade de networking.
A tônica das apresentações foi mostrar como a pesquisa clínica está se desenvolvendo em todo o mundo e como o Brasil precisa de desvencilhar das amarras burocráticas que enfrenta hoje para crescer do atual 20º. lugar no mundo da pesquisa para o 10º. Lugar, gerando mais empregos, trazendo mais acesso a novos tratamentos para os brasileiros e gerando milhares de empregos.
Outro foco foi a transformação dos centros de pesquisa em empresas, com melhor estrutura organizacional, governança, direcionamento estratégico e viabilidade financeira. Para isso os investigadores precisam se transformar em empreendedores. Médicos com atuações diversas que já passaram por essa experiência puderam apresentar suas histórias de sucesso e discuti-las com a audiência.
Vamos apresentar highlights do conteúdo do workshop em novos posts aqui. Aguardem.